Fala Mestre,
Eu não tenho problema com o TextIndexNG2, ele está funcionando redondo,
ele indexa palavras com acentos (inclusive órgão) e tudo mais.
é bom instalar os plugins para conversão de arquivos, não sei se esse é
seu problema.

segue a minha configuração:

Indexed attributes  => SearchableText
Default encoding  => utf-8
Storage => StandardStorage
Splitter: casefolding => enabled
Splitter: index single characters => disabled
Splitter: max. length of splitted words => 64
Splitter: separator characters => .+-_@
Default query parser => PyQueryParser
Autoexpansion => disabled
Stopwords => portuguese