On Tue, 8 Nov 2005 18:10:20 -0200
Sidnei da Silva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> não
> disco e
>
> Se eh felizmente ou infelizmente depende do ponto de vista. De fato o
> Linux nao costuma desalocar memoria alocada, mas tem uma especie de
> 'cache de alocacao'.
>
> Acontece que o python tambem tem algo semelhante.  Vi em algum lugar
> que ele tem uma tabela de alocacao para 'objetos pequenos' (inteiros,
> etc) que dificilmente eh desalocada.
>
> De acordo com algums rumores (nao me lembro exatamente a fonte, mas
> acredito que tenha sido o Tim Peters),

Ultimamente eu não tenho mais acompanhado python-dev, mas me lembro
desta thread relacionada a este assunto.
http://thread.gmane.org/gmane.comp.python.devel/64448

> No fim das contas, se nao me falha a memoria, tudo isso tem a ver com
> fragmentacao de memoria e ninguem me convenceu de que uma ou outra
> abordagem eh melhor ou pior.

IMVVHO, as caches são como as mulheres. Nem sempre agradam, mas é
*impossível* viver sem elas ;o)
# Desculpe Meninas, só uma piada influenciada por
# recentes crises conjugais ;o)

Tem cache para tudo que é lado, para o controlador de disco,
para a RAM, dentro do processador. Por que não dentro da PVM ?

A thread supra-mencionada tece bons comenmtários sobre alguns pros
e contras.

Mas sem dúvida este assunto merece um estudo, mais um item
pro neverending-TODO.

Abração,
Senra