Rodrigo,

Você pode obter o resultado que deseja usando as tags:
- dtml-sqlgroup
- dtml-sqltest
- dtml-and ou dtml-or

Um exemplo:

select * from tabela
<dtml-sqlgroup where>
    <dtml-sqltest nome type="nb" optional>
    <dtml-and>
    <dtml-sqltest cpf type="nb" optional>
</dtml-sqlgroup>

Caso seja fornecido apenas nome, o resultado será:
select * from tabela where nome='bla'

Se fornecer nome e cpf o resultado será:
select * from tabela where nome='bla' and cpf='09909098898'

Você pode obter mais informações sobre a programação dos zsql methods
no Zope Book.

Zénrique