Olah, Zeh Henrique e JJ,

<dtml-let data="ZopeTime().strftime('%d/%m/%Y')"
hora="ZopeTime().strftime('%H:%M:%S')">

Realmente este código funciona também para mim,
retornando a data e a hora do sistema formatadas.
Agradeço à vcs por ele e inclusive jah está em
funcionamento na minha intranet.
O que eu não consigo fazer é formatar um campo (tanto
para entrada quanto para saída) da minha consulta
ZSQL. Vou explicar melhor: suponhamos que eu tenho um
campo DATATESTE retornado de uma consulta ZSQL sobre
BD interbase ou firebird, com o tipo DATETIME (no BD)
e declarado como "STRING" no ZSQL. Se eu o chamo por
"<dtml-var DATATESTE>" a saída seria: 2005-11-17
00:00:00.0
Como seria de se esperar, se o usuário digita uma data
DD/MM/AAAA, o Zope também retorna um erro dizendo que
não pôde fazer a conversão. Surpreendentemente o
ZopeBook e material correlato são silentes sobre a
sintaxe do uso de strftime e sobre DateTime() muito
pobres. Ateh poderia mandar um arquivo zexp, mas acho
q seria mto trabalhoso pq teria q se instalar plugins,
motor do bd e etc. Agradeço mais uma vez.

Instale o discador agora!
http://br.acesso.yahoo.com/