Aaaaahhhh...  agora as coisas estão mais claras.  Então se trata de
leitura e escrita em um BD.
Veja bem, um campo DATE de um BD relacional é traduzido para uma
string no Zope.  Dessa forma, não há como formatá-la usando strftime,
já que esse é um método de um objeto DateTime.  Nesse caso, você tem
duas opções para formatar o resultado:

a) utilizar os métodos inerentes ao objeto string (busca, extração, etc.);
b) transformá-lo em um objeto DateTime e, então, utilizar o método strftime.

No caso de gravação no BD, você deve formatar sua string de acordo com
a configuração do banco, para que não haja erros.

DateTime e seus métodos tem uma documentação razoável no apêndice que
aborda a API do Zope.  Veja em
http://www.plope.com/Books/2_7Edition/AppendixB.stx

Zénrique.