Opa Ramon,

> Tenho um site que tem um ícone (gif). Estando a figura dentro do
> plone_site como faço para exportar, somente a figura, para fora do
> plone_site ?????

hum... algum problema em clicar com o botão direito sobre a imagem
e em seguida em 'salvar como'?

Que eu me lembre, isso funciona desde a pré-história da World Wide
Web, iniciada em junho de 1993[1], com o NCSA Mosaic... ;-)

[1]http://www.ncsa.uiuc.edu/Divisions/Communications/MosaicHistory/history.html

> Quando faço "export" , o resultado sai como nome_figura.gif.zexp !!!

Isso mesmo, é um formato de exportação/importação de dados do Zope...

> Mas, não consigo abrir num editor gráfico.

...que apenas o Zope sabe como manipular.

Na verdade qualquer programa poderia trabalhar com esse formato,
bastaria que eles implementassem a mesma lógica usada no Zope.

> Como transformar ZEXP em padrão normal ????

Não é exatamente isso que você quer, mas por curiosidade, basta
dar uma espiada em:

Zope/lib/python/OFS/ObjectManager.py: métodos manage_{im,ex}portObject
Zope/lib/python/ZODB/ExportImport.py: classe ExportImport

HTH,

--

Dorneles Treméa
X3ng Web Technology