o orphan, senão me engano, é usado qdo vc usa batch's
numa lista. Ou seja, qdo vc quer dividar a
apresentação de uma lista em vários pedaços (batchs),
no caso o orphan vc configura, pra quando o sistema
for gerar o batch de uma lista não fique sobrando 1 ou
2 elementos, então esses elementos são introduzidos no
batch anterior. (mais ou menos isso)

no Zope book, nos apêndices, procura pelo comando
batch que vc encontrará a opção orphan.

Paulo Balzi
--- JJ (|´:¬{)» (Arnaldo Janz Júnior)
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Olá, Cleber!
>
> Desculpe a minha ignorância mas não entendi bem o
> que seria o orphan
> que vc procura.
> Contudo, o único lugar onde vi "orphan" no Plone foi
> nesses templates
> tipo o news, pelo menos no Plone 2.0.x. Algo assim
> (retirando do mesmo
> código, o que não era inerente):
>
> results
> python:container.portal_catalog(portal_type='News

Item',sort_on='Date',sort_order='reverse',review_state='published');

balzi

http://br.yahoo.com/homepageset.html