Thiago,

TAL (Template Attribute Language), TALES (Template Attribute Language _expression_ Syntax) e METAL (Macro Expansion Template Attribute Language) são mecanismos importantíssimos para criar a camada de apresentação de suas aplicações.  Há muitas fontes na internet, em português e inglês, para você pesquisar e aprender.  A fonte oficial é o Zope Book e é muito boa.  Dê uma olhada nos seguintes capítulos:

Using Zope Page Templates - http://www.plope.com/Books/2_7Edition/ZPT.stx
Creating Basic Zope Applications - http://www.plope.com/Books/2_7Edition/SimpleExamples.stx
Advanced Page Templates - http://www.plope.com/Books/2_7Edition/AdvZPT.stx
Appendix C: Zope Page Templates Reference - http://www.plope.com/Books/2_7Edition/AppendixC.stx

Há outras fontes em português também.  É só pesquisar por Zope Page Templates ou ZPT no Google, que você as encontrará facilmente.

Caso você tenha dúvidas, após a leitura, é só perguntar.

Zénrique