Olá, pessoALL! (|':¬{D>

Estou desenvolvendo um cadastro de usuários via AGX em um site que estou trabalhando. É minha primeira experiência c/ AGX (e não muito mais do que isso c/ AT). Tenho quase tudo já modelado exceto uma parte, que, sinceramente, ArchGenXML - Getting started (em plone.org), apesar de muito bom e útil em muitas outras coisas, não me deu idéia de como fazer.
Se puder contar c/ a ajuda de vcs (q seja c/ referências onde possa aprender o que preciso e/ ou trocar uma idéia - mesmo q em PVT, quem quiser - ), agradeço muito.
A idéia é essa:
1- Member (derivado de CMFMember) possui um campo (['SIM','NÃO']) onde responde se quer ser voluntário do site. APENAS se responder SIM, ele pode preencher seu currículo, que implementei pela agregação de uma classe Curriculo (+ schemata) ao member (mas essa implementação pode mudar de acordo c/ a sugestão). Como representar essa possibilidade (ou não) de prencher seu currículo, dependendo do valor do campo?
2- Após preencher esse currículo (e toda vez que modificá-lo), um e-mail deve ser enviado ao gestor, p/ que lhe atribua funções, que implementei por referências a uma classe Função (e isso tb pode variar à sugestão). Também não consegui imaginar como representar isso.
3- APENAS após a atribuição dessa função, um e-mail deve ser enviado ao voluntário p/ que continue seu cadastro (dados profissionais, dados pessoais, ..., tb classes + schematas). Acredito que a solução p/ os 2 primeiros deve resolver isso aqui.
Tinha pensado em representar todas as agregações e relacionamentos/referências no diagrama de classes e dar as permissões de adicionar o determinado tipo p/ os estados de workflow.
Assim:
Tinha pensado em resolver a 1ª como se o Member fosse criado num estado inicial de workflow (novo, criado, sei lá) e só fizesse a transição p/ um próximo (CandidatoAVoluntario ou coisa parecida) se preenchesse SIM. Esse estado teria de ser mudado via script, que o faria de acordo c/ a resposta. Apenas esse estado, CandidatoAVoluntario, teria permissão p/ criar Curriculo. Contudo, tb ainda não sei como fazer uma transição de workflow quando um objeto é salvo (ou como disparar um script que o faça quando o objeto é salvo). Alguém pode ajudar?
A 2ª pensei que, semelhante ao acima, assim que ele preencher o currículo, esse último estaria num estado inicial de workflow (tipo, Preenchido) onde, após transição, execute um script que envie o e-mail p/ o gestor. Apenas o gestor (que é um role) teria permissão p/ fazer a referência.
A 3ª pensei que, após fazer a(s) referência(s) do Member p/ a(s) Função(ões), faria uma transição no workflow do Member, de CandidatoAVoluntario p/ Voluntario, por exemplo, e, após ela, executaria um script p/ enviar o e-mail p/ o Voluntário. Apenas esse estado, Voluntário, teria permissão p/ criar Dados Pessoais, Dados Profissionais, ...
Bom, além de tudo, a idéia tá boa? É por aí? Ou tem jeito mais simples? É minha primeira experiência c/ AGX e as sugestões são muito bem vindas.

Desculpem pela mensagem tão grande ...

Muito obrigado, de antemão.

[ ],
--