Opa JJ,

> Além disso, me deparei c/ uma longa troca de mensagens [2] (da qual,
> confesso, não li tudo - fui lendo via pesquisar/próxima) onde parecia
> que seria escrito um novo produto, baseado no Membrane. Parece que o
> CMFMember não é compativel c/ o PlonePAS nem nunca seria e ele (o
> PlonePAS) seria integrado ao Plone [3] - seria esse o motivo da rejeição
> do CMFMember? ...

um deles...

Outro ponto meio controverso é que o CMFMember sobrescreve algumas
das tools do Plone e isso pode causar efeitos colaterais...

O Membrane nasceu para ser compatível com o PAS.

> Bom, o que quero saber com tudo isso é (alguém mais envolvido - tvz c/
> algum dos produtos ou q acompanhe o desenvolvimento do Plone Core -
> poderia por favor confirmar/explicar):
> - O que acontece então c/ o CMFMember? Será descontinuado?

Ele tem um forte suporte do pessoal do Burning Man (era de se esperar,
afinal foram eles quem criaram a encrenca...), mas conforme ele foi
sendo mais e mais usado, alguns tipos de problemas foram aparecendo.

Problemas esses que se mostraram como falha no design original do
produto. A idéia era reescrever o bicho, mas o entusiasmo meio que
se perdeu no caminho, com o Plone tomando outras direções...

> - Alguém usa/já usou o Membrane? Dá p/ ter múltiplos tipos baseados nele
> (derivando dele via AT, como o CMFMember) e definir um como default (o
> tipo do usuário que se registra no site - links "registre-se"/"novo
> usuário")? E ele é/está mais "tranquilo" de usar?

Eu sou meio suspeito para falar, mas o Membrane surgiu justamente das
falhas de design que detectamos no CMFMember.

O nome Membrane dá uma idéia do que ele deve ser, apenas uma 'fina
casca' adicional a um tipo de conteúdo padrão. Qualquer semelhança
com o LinguaPlone é mera coincidência... ;-)

A princípio o Membrane é apenas um framework. Ele não compete com o
CMFMember (inclusive nada impede que o CMFMember implemente o que o
Membrane precisa). Se o seu tipo de conteúdo implementar a interface
do Membrane, automaticamente você tem um novo tipo de membro.

> Obrigado, pessoal. Estou escrevendo meus primeiros tipos "Member-based"
> e gostaria muito de evitar uma possível migração devido a atualizações
> do Plone ou produtos ...

Migrações... ninguém escapa delas, o jeito é se acostumar... :-)

HTH,

--

Dorneles Treméa
X3ng Web Technology