Em 21/12/05, Dorneles Treméa <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
JJ,

> E tem algum produto que transforme os grupos em ArcheTypes, com a
> extensibilidade do CMFMember? Tipo: poder criar um novo type baseado
> nele, acrescentar-lhe campos (entre eles, referencefields p/ outros
> types) - enfim ... - e, se possível, dar-lhe workflows (pelo menos até o
> momento, isso é dispensável, mas o lance de criar subtipos de grupos
> extensíveis via AT - e os referencefields - não). Alguém sabe de
> produto(s) nessa linha?
>
> Aliás, há alguma maneira de associar grupos a grupos (uma idéia de
> subgrupos)? Talvez a existência do produto da situação acima resolva
> [...]

este é um dos use-cases do Membrane. Dá uma conferida de perto no
código dele.

Mmmmmmm ...
Vou dar uma olhada ... É que a experiência c/ o CMFMember me deixou meio assustado ("gato escaldado tem medo de água fria") ... Já entendi o que é o Membrane, mas tow tentando *me convecer* d q não é a mesma coisa ... Acho q conferir o código deve ajudar a internalizar isso ... (|´:¬{)»
Legal! Então posso tentar criar um tipo que implemente os grupos como ArcheTypes com o Membrane, é (pelo menos, é _exatamente_ isso o que diz por "um dos use-cases do Membrane")?

Uma das implementações para isso é um tipo de conteúdo 'folderish',
que pode conter instâncias de si mesmo dentro, formando uma hierarquia,
e conseqüentemente, subgrupos.

Certo. Mas uma coisa que não entendo muito bem é como é feita a associação entre os users e os groups originais do Plone (e, sinceramente, não consegui encontrar no Plone o código que define os grupos - provavelmente não é algo tão bonitinho e organizado como o que é feito c/ ArcheTypes e, p/ ajudar, não sei sobre tipos de conteúdo criados c/ Python ...). Isso pq, se fôr implementar algo assim, quero implementar a relação como ela é feita hoje (ou o mais próximo) ... P/ os q conhecem a implementação do Plone, a melhor tradução disso p/ AT seriam references mesmo (ou tem uma opção melhor - p/ ajudar um pouco mais, tb estou começando c/ AT, então pode haver coisas ele já possa me oferecer e não conheço ...)?
Bom, de qq jeito, olhar não custa nada ...

HTH,

--

Dorneles Treméa
X3ng Web Technology