Opa JJ,

> Mmmmmmm ...
> Vou dar uma olhada ... É que a experiência c/ o CMFMember me deixou meio
> assustado ("gato escaldado tem medo de água fria") ... Já entendi o que
> é o Membrane, mas tow tentando *me convecer* d q não é a mesma coisa ...
> Acho q conferir o código deve ajudar a internalizar isso ... (|´:¬{)»
> Legal! Então posso tentar criar um tipo que implemente os grupos como
> ArcheTypes com o Membrane, é (pelo menos, é _exatamente_ isso o que diz
> por "um dos use-cases do Membrane")?

exato...

> Certo. Mas uma coisa que não entendo muito bem é como é feita a
> associação entre os users e os groups originais do Plone (e,
> sinceramente, não consegui encontrar no Plone o código que define os
> grupos - provavelmente não é algo tão bonitinho e organizado como o que
> é feito c/ ArcheTypes e, p/ ajudar, não sei sobre tipos de conteúdo
> criados c/ Python ...).

Apesar do Archetypes ter sido polido nos últimos anos ele ainda não é
o que podemos chamar de 'produto exemplar'... ;-)

A implementação de grupos no Plone é feita com o produto GRUF[1], da
Ingeniweb.

> Isso pq, se fôr implementar algo assim, quero
> implementar a relação como ela é feita hoje (ou o mais próximo) ... P/
> os q conhecem a implementação do Plone, a melhor tradução disso p/ AT
> seriam references mesmo (ou tem uma opção melhor - p/ ajudar um pouco
> mais, tb estou começando c/ AT, então pode haver coisas ele já possa me
> oferecer e não conheço ...)?

O que o GRUF faz é um 'acochambra-nenê' com os usuários normais do
Zope, basicamente prefixando eles com uma string e 'moquiando' o
resto...  ;-)

> Bom, de qq jeito, olhar não custa nada ...

Olha lá que tu vais gostar (ou te apavorar)... :-)

[1] http://plone.org/products/groupuserfolder

HTH,

--

Dorneles Treméa