Bem, eu não esperaria encontrar comandos SQL no código-fonte do DA, uma vez que esse objeto se destina simplesmente a mediar a comunicação entre seus ZSQL methods e o banco de dados.

Não utilizo o ZPsycopgDA, mas fiz uma pesquisa no Google e encontrei essa discussão:

http://mail.zope.org/pipermail/zope-db/2005-November/004369.html

Zénrique.