Há uma convensão no UNIX e no Plone que elementos que comecem com '.' nao sejam listados por alguns metodos. Eu nunca gostei muito dessa convensão no caso do Plone (pq no Plone existem outras formas de fazer isso, como workflow), mas o fato de não listar um conteúdo que começa com '.' não me parece problema.