No caso do radio deve ser retornado apenas um valor (ou nada, se nenhum é marcado) porque no máximo um item pode ser marcado (senão não seria um radio button).  Já para as checkboxes, só é retornada uma lista quando mais de um campo marcado tiver o mesmo nome ou nada.  Caso cada checkbox tenha um nome distinto, será retornado um valor ou nada.

Zénrique.