Obrigado aos tres, pela atenção. As dicas, me deram aluz que precisava,
mas estou tendo um problema agora, talvez a solução seja um zpt bobo que
vou encontrar daqui a pouco, mas para efeito de feeedback, taí.

Tomando como exemplo o trecho de código do Breno:

      <input name="aceito"
             tabindex="2"
             type="checkbox"
             tal:attributes="checked test('opcao1' in aceito_valor,
checked, None)" />

Acontece que se request/aceito nao existir, aceito_valor também não
existirá, e a verificação na quinta linha não poderá ser realizada,
acusando que aceito_valor não existe.

[]s
--
henrique