vamos lá.
Aqui na Intra do MDS tudo funciona bem.
Não sei se foi isso, mas o que fizemos para buscar palavar acentuadas foi.
Colocar o plone no default utf-8 como enconding (colocar não deixar).
Customizei o livesearch_reply :

from Products.CMFCore.utils import getToolByName

> [...]

ploneUtils = getToolByName(context, 'plone_utils')
pretty_title_or_id = ploneUtils.pretty_title_or_id

para converter as querys para unicode já que o enconding é esse.

Na verdade fiz isso pra resolver problema com a busca de acentos e ç , mas acho que resolveu o problema de grifar.
Abraços
Tenta aí e reporte.
TOM