Muitas luas atras eu tentei comecar a implementar uma camada de abstracao da JSR170 integrada ao Plone (usando webdav, webservices e um GUI GTK como rich client). A ideia era usar os conceitos propostos pela JSR 170 no Plone para criar um DMS (document management system) a partir de um CMS. Como ja disseram, hoje em dia, quem integra Plone com outros servidores de aplicacao usa webservices (SOAP, WSDL) programando em SOAPpy ou ZSI. Minha ideia inicial sobre a JRS 170 nao avancou muito, pois... como podem imaginar, nao é algo simples e demandaria um tempo que acabei nao tendo mais... Mesmo assim, na pratica, nao vejo outra forma de integrar "abacaxis com melancias". A solucao é sempre webservices.

A unica coisa que discordo desse papo todo é que bons programadores Java (que conhecem patterns J2EE MESMO e sabem de boas praticas) e conhecem realmente como desenvolver aplicacoes reais NAO tem na esquina. Os bons sao sempre poucos e sempre cobram caro pois sao eles quem fazem a diferenca, nao importa a tecnologia.