Grande Rommell, desculpe, acho que me expressei mal. Qdo digo que o sonho java está desacreditado é no sentido de que não se acredita mais em "Salvador da pátria" fui evangelizador java nos tempos do jdk 1.0.1 (ou 1.0.2 sei lá), lá pelas bandas de 1997. Naquele tempo java era promessa de um mundo perfeito. Chegou-se a falar em linguagem única....rs rs . O tempo passou e o que vemos  que a maioria das tecnologias não ficou atrás (.net, python, ruby) e que o que java oferece as outras oferecem também.
Há sim ótimos desenvolvedores, ótimas ferramentas e vários cases de sucesso. Agora o argumento de que java é o melhor para tudo e todos não existem mais.
Para cada argumento há um contra argumento.
Produtividade é um problema no mundo java e deve ser tratado,.
Fanatismo existem sim em todos os mundos, mas os javistas não podem falar disso.
Quanto a padrões, me desculpe, mas acho que o mundo java também é pulverizado. Há no sourceforge Zilhares de projetos de frameworks e tudo mais. Alguns morrem outros vencem isso é normal e faz parte da evolução natural das tecnologias.
O que estou procurando é integrar o Jboss (já que é a plataforma corrente onde trabalho) com o Zope, onde um posso conversar com o outro pedindo e solicitando serviços.
Se alguém souber de algo ou tiver uma idéia diferente de webservices diga aí.

Abraços
TOM