--- henrique paiva <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Realmente estranho, é que essas especificações geralmente facilitam a
> integração de java-para-java, mas normalmente não acontece o mesmo de
> java-para-php, java-para-python, e somente agora surgiu o interesse em
> integração java-para-.net com o projeto glassfish da Sun. Ou seja, esse
> argumento é o mesmo usado pelos vendedores da Microsoft, alegando que se
> você usar somente produtos MS tudo vai fácilmente ser integrado, mas na
> verdade eles não fazem nenhum esforço para integração com outros ambientes.

Henrique,
   O que eu quis dizer é que existem especificações bem estabelecidas
"java-java" mas não "python-python", usando sua terminologia. E quem não faz
esforço nesse sentido são os vários frameworks web python.
   A crítica aqui é que se vc faz o seu sistema e estuda arquiteturas e API´s(e
tudo mais) "the zope way", ele não vai se aplicar no "the turbogears way", "the
django way", etc... Simplesmente porque cada um implementa do jeito que bem
entende porque acha que pode oferecer uma solução melhor. Não existe
padronização. Sem falar que isso ajuda na escassez de profissionais que
conhecem *todas* essas tecnologias diferentes. O que seria isso, uma espécie de
"open-source-vendor-lock-in"?, hahahaha, to zoando.
   Claro, vc tb pode dizer que Struts, Spring, Hibernate fugiram do padrão e
desenvolveram conforme sua vontade... Mas nesse caso, foram projetos pioneiros
e não reinvenção da roda(no java) que atualmente já estão incorporados em
especificações(JSF, EJB 3.0, etc).
   Mais uma vez, não to dizendo q java é melhor do que python. Mas eu acho que
se deve reconhecer boas características no "concorrente" e tentar ver porque
ele está na frente(não, os muitos dólares em marketing não são tudo), se é que
se pretende "disputar mercado" com ele. Se não pretende, e inovação é *tudo*
que importa, então esquece tudo que eu falei.

Abraços,
Rommell G. Caixeta

http://mail.yahoo.com