Acho que essa discussão já houve aqui, mas como estou meio por fora do Zope3 vou lançar assim mesmo.
Recentemente lendo umas reportagens sobre o Ruby on Rails, em algumas delas havia uma crítica sobre o Zope. Mais ou menos dizendo que o Zope 2 está sofrendo de uma crise existencial enquanto o Zope 3 está longe de ser algo realmente para uso.

Algumas fontes:
http://www.z3lab.org/sections/blogs/philipp-weitershausen/2005_12_14_ruby-on-rails-zope-on
http://faassen.n--tree.net/blog/view/weblog/2005/04/06/0
http://tupidataba.blogspot.com/2005/07/ruby-on-rails-e-ajax-explicaes-em.html

Então pergunto aos mestres que acompanham o Z3. Posso já começar a desenvolver em Z3 aplicações para banco de dados que não usam CMS?
E CMS?
E profissionais?
Como sabem já temos problemas com profissionais Zope 2.
Eu não me considero um expert em zope ou python, nem sou um completo idiota (quase). Quando estudei Zope 3 (há 18 meses atrás) achei bem mais difícil que o Z2 e a arquitetura me pareceu muito próxima a containers Java como o Jboss e TomCat, o que estruturalmente é bom, mas em termos de produtividade (não vamos lançar essa discussão novamente) é ruim.
Meu pensamento está correto? Ou errado?
O projeto evoluiu muito? E a comunidade? O Zope 3 é realmente para uso ou uma promessa?
Abraços
TOM

Em 23/01/06, Silfar Goulart <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
Tb estou enteressado.

Em 22/01/06, Sidnei da Silva < [EMAIL PROTECTED]> escreveu:
On Sun, Jan 22, 2006 at 11:08:12AM -0200, Rodrigo Senra wrote:
| Valeu Sidnei, ótima referência. Estou *muito* desatualizado em
| matéria de Zope3, pelo visto está na hora de *bitolar* em Zope3.
| # O que para mim significa só em fevereiro :o(
|
| Eu tenho o livro do Phillip W., vc considera esta fonte ainda atualizada
| e uma boa opção para começar, ou seria melhor começar pelas referências
| on-line ?

Eh uma otima opcao para comecar. Eu fui revisor tecnico do livro btw
:)

Estamos trabalhando na nova versao, que vai atualizar algumas partes
para o Zope 3.2, pouca coisa mudou. Alguns capitulos novos, alguma
mencao de Five (usando Zope 3 no Zope 2).

| E aproveitando o ensejo, como está a migração do CMF para o Zope3.

Na verdade todas as pequenas partes que compoem o CMF existem de uma
forma ou outra no Zope 3. O que falta eh comecar a usar para achar os
bugs e as funcionalidades que precisam de uma polida.x

--
Sidnei da Silva
Enfold Systems, LLC.

Silfar Goulart