Obrigado xara,
colocando os 2 no header funcionou belezinha...

adeus problema de encoding... hehehehhe

ate a proxima!!!

Em 20/01/06, Rodrigo Dias Arruda Senra <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
On Fri, 20 Jan 2006 10:49:30 -0200
Rodrigo Monteiro <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Bom dia pessoal,
> to com um problema serio na codificação do Plone e não sei como resolver.
> Gostaria da ajuda de vocês para tal.
>
> Estou utilizando o zope 2.8.4 com o plone 2.1.1 e colocando como padrão a
> codificação UTF-8. Todos os templates que eu faço funciona perfeitamente a
> codificação. Mas todos os templates do Plone fica desconfigurado. Quando
> faço o teste colocando como padrão ISO-8859-1, meus templates ficam
> desconfigurados, mas os templates do plone ficam corretos...
>
> Pelo que eu percebi, o meu plone esta com o encode ISO-8859-1 e não está
> [...]

Oi Xará!

O primeiro lance é se preocupar como os dados vão ser depositados dentro
Zope/Plone via browser, que pode estar setado para utf-8, iso-8859-1 ou
algo bem mais bizarro.

O segundo lance é na hora de servir os dados. É preciso informar para o
browser como os dados estão sendo servidos. E a pegadinha é que existem dois
pontos que devem ser notificados. O header da página(ou template) HTML e o
cabeçalho HTTP response. Essa duplicação é necessária pois:

1) HTTP pode transportar outras coisas (protocolos textuais) além de HTML,
    logo precisa especificar o encoding.

2) HTML pode existir fora do contexto HTTP (no filesystem) por exemplo, e
    por conseguinte precisa dizer em que encoding foi gerado.

Para especificar ambos encodings faça:
No header html:

No header do HTTP response:

Só configurar apenas um ou apenas outro pode funcionar, mas vai depender de quem
está ouvindo, onde e que valores default utiliza. Sempre que posso uso ambos,
mudando de iso-8859-1 para UTF-8 dependendo de como está codificado o conteúdo
servido.

O segredo é garantir que o conteúdo servido está em um único encoding!!!

Esse blá não é nenhuma novidade, mas talvez ajude.

Abração,
Senra