OK,
infelizmente tentei a solução simplista e não deu certo.
Estudei o código e fiz algumas tentativas com scripts e external methods, mas também não funcionou.
Acabei por editar manualmente cada documento que referenciava a imagem para agradar o usuário e dar uma solução rápida.
Ao meu ver é um problema que deve ter uma solução simplificada, pois é muito comum isso. O usuário insere uma imagem(ou outra coisa) em um documento e quer atualizar a imagem, eventualmente preferindo apagar a anterior e inserir uma nova com o mesmo id. Ao meu  ver faz sentido  funcionar.
Acredito que fica aí, uma sugestão para fácil manipulação de uid, pois realmente achei muito estranho o usuário apagar uma imagem e ao recolocá-la com o mesmo id o plone não pegar. Isso fere um pouco o conceito de fácil atualização do zope que permite a mudança de até tipos de objetos, desde que respeitado o id.
Sei que as referências resolvem muitos problemas de cópia e movimentação de objetos, mas nesse caso fico pro usuário final um comportamento bem estranho. Que não agradou.
Vou continuar tentando escrever algo aqui para facilitar a tarefa, e se alguém enfrentar o mesmo problema podemos trocar figurinhas.
Obrigado
Abraços
TOM

Em 27/01/06, Sidnei da Silva <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
On Fri, Jan 27, 2006 at 06:03:57PM -0200, Wilton Alencar wrote:

|    Sidnei ou outros:
|    Como setar um uid?
|    Fiz a solução simplista achando que um
|    uid_catalog.catalog_object(objeto, uid)