So uma observacao. Colocar um arquivo inteiro em memoria para somente entao servi-lo é problema de programacao e nao do Zope em si. Um arquivo pode ser devolvido em chunks, escrevendo o arquivo no RESPONSE a medida que objetos PDATA sao "levantados" do ZODB sem consumir memoria.

Eu o Sidnei ja consertamos uma quantidade assustadora de bugs relacionados a essa pessima pratica de programacao, tanto no Archetypes quanto no core do Zope (principalmente no que diz respeito a FTP e WEBDAV).

Quem nunca ouviu falar disso, favor olhar os CHANGELOG do Zope 2.7.8 e 2.8.5 e do Archetypes 1.3.2 até 1.3.5 (principalmente na versao 1.3.4).