O conceito do teste de turing é exatamente este. Mas, acho que o Alex se
refere, são aquelas imagens que surgem no fim de um questionário com
letras e/ou números para que o usuário digite para confirmação de que se
trata de um humano. Apesar que de que as vezes nem humanos conseguem
entender aquilo. :)

--
henrique paiva