On Tue, Jan 31, 2006 at 11:04:38AM -0200, Hugo Ramos wrote:
| Oi Fernando,
|
| Em primeiro lugar o ZServer nao foi feito pra servir conteudo estatico
| ou multimedia... A sua orientacao eh servir conteudo dinamico gerado
| no core do Zope.

LENDA!

| Como tal existem questoes de performance graves quando o ZServer tem
| de servir files do ZODB.

LENDA!

O ZServer eh baseado no medusa, que eh extremamente leve e
simples. Pra se ter uma ideia, uma comparacao no Zope 3 usando ZServer
vs. Twisted mostrou que o ZServer eh ligeiramente mais rapido.

| Quando linkas um ficheiro do ZODB numa pagina e tentas um download o
| que acontece eh que o ZServer enfia todo o ficheiro na ram primeiro e
| so depois te envia o mesmo.

LENDA!

Se vc usar 'RESPONSE.write()' num loop com buffers pequenos o consumo
de memoria eh no maximo len(buffer).

Os objetos OFS.Image e OFS.File sao otimizados para isso. Outros
objetos infelizmente nao sao.

| Faz um pequeno teste... Coloca um ficheiro de 50MB no ZODB e depois
| arranca o task manager (win32) ou o Top (linux) e de seguida faz
| download desse ficheiro do Zope.
|
| Vais ver a ram do python.exe (win32) ou do python (Linux) a subir 50MB
| na ram da maquina!!! :-)

Isso costumava ser verdade *apenas* para WebDAV e FTP, tanto para
download quanto upload. Hoje em dia isso eh coisa do passado. Eu mesmo
consertei isso, com uma ajuda do Xiru.

--
Sidnei da Silva
Enfold Systems, LLC.