[ "alexpiaz" <[EMAIL PROTECTED]> ]:

|  Pessoal,
|
|  Estou migrando um site Zope de um server pra outro

Mesmas versões de Zope ? Quais ?

|  Tenho um database "db_database" para efeitos demonstrativos. Dentro
|  deste database eu tenho varios "schemas", tipo db_1, db_2, etc, cada
|  qual com seu set de tabelas, views, functions e tudo mais.

Desculpe, mas acho que vc chamou databases de "schemas". Até onde eu
sei, dado um banco ele só possui 1 esquema que corresponde
ao seu conjunto de tables, views, functions, triggers, stored procedures
e outras criaturas.

Suponho que vc possua *vários* databases (db_1, db_2, etc) no mesmo SGDB
(processo) Servidor PostgreSQL. A confusão vem do fato de que chamamos
o SGBD de banco, o que o confunde com o banco propriamente dito
(database). Mas a distinção é importante, e esquema é outra coisa.
Mas deu para entender ;o)

|  Bem, no server atual, tem alguma configuracao que permite que o
| schema seja omitido das consultas,

Isso era uma afirmação ou uma pergunta ? ;o)

| tipo onde eu tenho SELECT * FROM db_1.tabela  a mesma pode ser
| realizada somente executando SELECT * FROM tabela, omitindo-se
| o schema db_1.

|  Problema: Depois de copiar o data.fs para o novo server, esta
|  configuracao parou de funcionar,

Parou  de funcionar apenas através do Zope via ZSQL Methods, ou não
funciona mais mesmo um script Python usando psycopg, ou parou de
funcionar até mesmo do prompt psql direto no PostgreSQL ?

É importante vc testar os três cenários (só faltam dois), para conseguir
diagnosticar onde está o "inseto".

| as consultas so sao executadas se eu colocar o schema antes.

== Prefixar a tabela com o identificador do banco.

|  Alguém sabe me dizer onde esta essa configuração? O DA que estamos
|  utilizando eh o Psycopg.

Em geral, eu crio uma conexão com um banco em específico,
passando no objeto Pyscopg_database_connection o parâmetro
"dbname=nome_do_banco". Neste modelo *não* preciso prefixar
as tabelas com o nome do banco, pois o mesmo está implícito
na conexão.

Bom, se isso não resolver, sugiro vc dizer as versões de PostgreSQL,
psyco, Zope, Python que vc está usando.
Quanto mais informação mais chance de alguém poder te ajudar.

Abração,
Senra

Rodrigo Senra
GPr Sistemas