O que eu costumo fazer é mudar a codificação padrão do ambiente python
para utf8. Para isso, crie um arquivo
/usr/lib/python2.4/site-packages/sitecustomize.py contendo o seguinte:

import sys
sys.setdefaultencoding('utf8')

Mude o nome para /usr/lib/python2.3/... se for o caso.

Isso resolve a maioria dos problemas de codificação de strings. Se não
resolver, volta aqui e dê mais detalhes do teu problema que garanto
que você obterá ajuda.

PS: tente perguntar ao pessoal no #python-br ou no #zope-pt no
irc.freenode.net. Foi só uma coisa que lembrei agora. Lá sempre tem
gente boa disposta a ajudar.... Por falar nisso, vou dar uma olhada no
movimento por lá :-)

--
JP