Opa JJ,

> Blz. Eu sei q, se catalogar tudo, ele *vai* catalogar tudo.
> Sei tb q todas essas listagens, como o folder_contents, que exponho na
> questão, no Plone 2.1.x, são feitas via portal_catalog.

exato.

> Contudo, ele não devia mostrar os objetos não-Plone na aba Contents
> (vendo *o site*, não pela ZMI), ou seja, no folder_contents.

Filtrar objetos não-Plone seria exponencialmente (no mínimo linearmente)
complicado, conforme novos tipos de conteúdos fossem sendo instalados no
portal.

Mostrar o que está catalogado segue a filosofia KISS... :-)

> Objetos Mailhost, ploneCustom.css, portal_undo, portal_url, etc., nunca
> foram exibidos antes no Plone (pelo menos, no 2.0.x). E nem acho q
> deviam. Uid_catalog, archetypes_tool, ... Estão todos lá. Na aba
> Conteúdo, do Site.

Sim, pois foram catalogados, quando você não limitou os tipos a serem
considerados na operação de recatalogação que você realizou (por padrão
eles não são catalogados, nem no 2.0.x nem no 2.1.x).

> Quem fizer o teste vai poder conferir. Isso não acontecia no 2.0.x.
> Basta criar um site novo (p/ ñ comprometer algum em uso), visualizá-lo e
> acessar sua aba Conteúdo. Daí, mantendo isso numa janela ou aba do
> navegador (ou do IEca), acessar a ZMI em outra, ir ao portal_catalog e
> dar find and catalog. Então, voltar à aba / janela q está c/ a aba
> contents / conteúdo da visualização do site e atualizar (f5, ctrl+r,
> ...). O mesmo no 2.0.x não acontece.
> Consegui me fazer entender (quem fizer o teste deve entender)?

Plone 2.0.x, depois de criado/recatalogado: 3/594 objetos
Plone 2.1.x, depois de criado/recatalogado: 5/1163 objetos

Será que fizemos o mesmo teste? :-)

> E acho que devo poder executar o Find and Catalog qdo precisar, não é
> (senão, p/ que ele está lá)?

Ele está lá, mas você tem que saber como usá-lo.

> Se eu fizer uma migração e quiser recatalogar tudo, por exemplo.

A questão é que 'tudo' não é igual 'All types', mas sim todos os
tipos de conteúdo do site.

> Não acho que o fato de ele dever ser usado com parcimônia devesse
> causar tal interferência no Plone Site.

A palavra-chave dessa frase foi 'parcimônia'. E eu acredito que
faltou isso... :-)

De qualquer forma, como a operação de recatalogar 'apenas os tipos
de conteúdos usados no portal' é algo que deveria ser mais simples
do que selecionar manualmente, tipo por tipo naquela lista dos tipos
disponíveis, foi incluída uma nova opção[1] no catálogo do Plone 2.5:

'Clear and Rebuild'

Diretamente do collector para a sua satisfação! ;-)

Posteriormente o Sidnei fez uma sugestão[2] para melhorar a performance.

[1] http://dev.plone.org/plone/ticket/4438
[2] http://dev.plone.org/plone/changeset/9312

HTH,

--