Opa Leonardo,

> Eu tava precisando de algumas dicas de como eu criar meu portal como um
> produto,
>
> pois eu tenho meu produto.. coloco as minhas imagens e meus templates
> dentro da pasta skin..
>
> isto funciona...
>
> so que quando eu coloco o meu plonecustom.css.dtml lah dentro ele nao
> pega...

o nome correto do arquivo é 'ploneCustom.css.dtml', pode ser isso.

> ele reconhece como um arquivo Dtml... mais o portal nao importa os
> estilos que la dentro estao...
>
> eu tbm tenho dentro da minha pasta custom.. uns z_sql (nao reconhece
> pois vai sem nenhuma extensão)

Usa a extensão .zsql e para o formato do arquivo, algo como:

<dtml-comment>
title:Minha ZSQL
arguments:
connection_id:MinhaConexao
max_rows:10
max_cache:300
cache_time:0
class_name:
class_file:
</dtml-comment>

SELECT foo FROM bar

> e tenho tbm um conector Mysql lah dentro... esse eu nem sei como passar
> para dentro do meu produto!

Nesse caso você tem duas saídas:

a) adicionar no método install do Extensions/Install.py o código para
criar o conector;

b) criar um novo produto que registre uma nova extensão (.mysql_dc?)
e reistre o conector a partir dele, da mesma forma que os outros tipos
de objetos fazem (se fores por este lado, leia CMFCore/FS*).

> Dai entao eu resolvi pedir algumas dicas de como eu criar meu portal
> como um produto, tipo:
>
> -O que deve se fazer?
>
> -Qual a melhor maneira?

Você pode fazer tudo pelo sistema de arquivos mesmo ou pelo custom
e depois exportando. A vantagem da primeira forma é que você ja pode
usar um sistema de controle de versões desde o início do desenvolvimento.

> -Como passar meus arquivos do Custom para o meu Produto?

http://zope.org/Members/tseaver/FSDump

HTH,

--

Dorneles Treméa