Opa :-)

So para esclarecer um pouco mais para quem conhece o trabalho feito pelo Ben e do povo da Cignex. Eles focaram, essencialmente, em tentar transformar o Zope 2 em um servidor de webservices, usando Python decorators nos metodos para depois poder escrever um codigo que expoe um WSDL (visto a forma como a tipagem do Python é feita). Depois, eles usam um hack bem conhecido, que acompanha o SOAPpy muito tempo, para grampear o ZPublish e substituir o protocolo XML-RPC por SOAP nativo. A ideia deles, em si, é boa, mas eu acho meio "acoxambracao".

Ha uma iniciativa do Brian da Zope Corp em integrar suporte nativo a webservices no Zope 3.2. Nao tenho ideia de como esse trabalha esta, mas cabe lembrar que a muito tempo atras, o mesmo cara tentou isso com Zope 2. Minha esperanca é que com Zope 3 isso fique mais natural e evite os problemas que ocorreram no passado (leia-se Zope 2).

Eu, por ser indio DOS MAIS VADIO, trabalhei numa outra vertente: usar extensivamente a biblioteca SOAPpy como client de webservices (a grande maioria das pessoas pareci ter tentado usar o ZSI). Obviamente, rolou uns hack no SOAPpy (principalmente para funcionar com o Oracle AS) mas acho que o mais importante disso foi a adicao de suporte a timeouts que fiz (que na pratica, ajuda muito na estabilidade do Zope, com suas poucas threads :-)