Xiru (e demais),
estive pensando (caso raro, aproveite)
Disse que implementa webservices em Java, certo?
Isso ocorre mesmo no caso em que os serviços serão providos pelo Zope ou Plone?
Isto é, escreve um webservice em java, acessando o Zope ou Plone para oferecer esse serviço para outras plataformas?
Essa questão surgiu devido ao fato do overhead em se fazer isso e devido ao fato de que escrever alguns programinhas em java é custoso.
Recentemente tentei escrever um pequeno módulo em java para ler um conteúdo Plone usando HTTP e não foi nada fácil (se bem que escrevi o código na unha sem frameworks ou bibliotecas, além do que, meu conhecimento em java não é dos melhores) foram tantas interfaces a respeitar e exceções a tratar que joguei a toalha.
Isto é, mesmo em webservices específicos do Zope/Plone, acredita que o caminha java/AXIS é o ideal?
Estou perguntando só para poder explorar um pouco mais as possibilidades aqui para o MDS, já que o pessoal do Java já está começando a usar AXIS.
E sou da opinião que cada plataforma deve ser produtora/consuimidora de serviços e no caso citado o Zope/Plone não seria servidor, mesmo quando oferece serviços.

Abraços.
Obrigado.
TOM