Opa Alexandre,

> 1) como faço para os meus AT não pedirem o campo título na criação??

tu poderias modificar o schema do teu AT, fazendo com que o título não
fosse obrigatório e/ou não aparecesse na edição/visualização, algo como:

MeuSchema['title'].required = False
MeuSchema['title'].widget.visible = {'view': 'invisible', 'edit': 'invisible'}

> 2) notei que o AT é criado e depois cai na aba de edição. Se eu abandono
> a página sem cancelar o AT não é destruído. É isso mesmo??? Tem como
> evitar esse lixo??????

Tem sim, basta ir no portal_factory e marcar o seu tipo de conteúdo. Dá
para fazer isso 'programaticamente'.

Ambas as dúvidas podem ser também solucionadas com o ArchGenXML, confere
a documentação on-line[1].

> por último, gostaria que vocês me indicassem alguma documentação sobre
> os schemas. Tipos e propriedades.

Tem algo[2] na área de documentação do Archetypes, mas o melhor é sempre
conferir direto no fonte[3,4] mesmo... ;-)

[1] http://plone.org/documentation/tutorial/archgenxml-getting-started
[2] http://plone.org/products/archetypes/documentation/manual/quickref
[3]
http://svn.plone.org/view/archetypes/Archetypes/branches/1.3/Field.py?view=auto