O que eu quiz dizer é que essa historia de, quando queremos servir um arquivo de 50 MB nao temos mais que carregar esses 50 MB em memoria. Essa deficiencia de implementacao nao mais justifica a escolha de um apache para servidor arquivos grandes. Arquivos binarios grandes podem ser servidos a partir do zope sem grande impacto no consumo de memoria, mas isso nao significa que seja a melhor solucao em todos os casos... apenas significa que a razao que tinhas exposto como "fator determinante" da opcao de usar o apache para servir arquivos grandes apenas para economizar memoria nao é mais uma premissa valida.

Usar Apache para servir arquivos binarios grandes (como arquivos ISO, por exemplo :-) ainda é uma boa opcao, mas por outros motivos (como economizar processamento/deploy, por exemplo).

Darei um exemplo pratico do uso de apache para deploy de sites Plone na PyConBrasil.