Particularmente, também tenho uma opinião parecida com a do luciano.
Acrescentando, acredito que o grande negócio do Zope (mesmo puro sem CMF e Plone) é que ele traz uma séria de ferramentas prontas que os framesworks leves não trazem.(segurança, persistência, undo, produtos, etc)
O que ocorre ao meu ver, é que ainda há muito a cultura do CRUD e que o bd (em geral relacional) detem de grande parte do controle da aplicação.
Então qdo vemos um rails (que não achei nada demais, principalmente por causa do RUBY) ou mesmo Django e turbo gears ficamos achando que aquilo é o paraíso, e que teremos que criar sistemas de segurança, autenticação, undo, catalogo, etc....
Atualmente muito se ataca sobre o zope 2 e que ele é monolítico e parece uma colcha de retalhos, aí está, ao meu ver, o grande tchan do zope, se é uma arquitetura remendada é porque relativamente simples extendê-la sem ter que ficar seguindo regras e tudo mais (um erro do Zope3 ao meu ver).
Quanto ao pythonês, devemos nos lembrar que nem todo mundo quer codificar em liguagem nativa (um erro do j2ee até agora, ao meu ver) e sim gostaria de ter acesso a ferramentas como templates,scripts, gambiarras estimulando a criatividade do programador.
Eu estou no mundo zope há 4 anos e venho usando python (realmente)  há  1 ano, e nem por isso nos 3 anos anteriores não fui produtivo em zope.
Abraços
TOM