A action "Delete" só aparecerá para o usuário(no caso owner) se:

python:portal.portal_membership.checkPermission("Delete objects",
object.aq_inner.getParentNode()) and object is not portal and not
(object.isDefaultPageInFolder() and object.getParentNode() is portal)

Ou seja, "Delete objects" se refere aos objetos dentro de um
container. Ou melhor, qd vc retira este permissão do owner, ele não
terá mais permissão d excluir objetos dentro da pasta. Foi o q aconteceu.
Alterar o workflow dos objetos seria impede que o owner exclua objetos
publicado, mas isto não irá acontecer com as pastas, pelo q vc já notou.
Eu sugiro que vc repense isto, pois, por exemplo, imagina que dentro
de uma pasta, que não está publicada, tenha um objeto publicado. Esta
pasta poderá ser excluída?
Acho que seria o caso de vc criar um outro papel um pouco abaixo de
owner.
Me corrigem se eu estiver enganado.

Alessandro

--- Em zope-pt@yahoogrupos.com.br, "Henrique Rocha" <[EMAIL PROTECTED]>