Cara,

Aluno *ao vés* de Members ia te fazer mexer no método addMember do portal_registration, o que não é uma boa idéia ...
Vc pode, no lugar disso, acrescentar context.acl_users.changeUser(id_do_usuario,groups=[],roles=['Aluno'],REQUEST={}) no register, sendo roles uma lista dos papéis que vc quer q o usuário tenha, ou seja, vc pode acrescentar o papéis que quiser a mais.

É + simples ...

--
O Senhor, Jesus Cristo - Jo.11:25-26