Em poucas palavras, o Zope é um servidor de aplicações web.  Com ele você pode desenvolver desde aplicações simples até sites complexos e bastante elaborados.  Para trabalhar com o Zope você precisa estudar os seguintes assuntos:

- como a web funciona (isso é básico para qualquer servidor de aplicações web),
- HTML e XHTML
- Python
- SQL e DTML, se você for utilizar algum banco de dados.

Você pode encontrar bastante material em português no Tchezope (http://www.tchezope.org/).  Também há bastante material  na web sobre diversos assuntos (page templates, scripts python, Zsql methods), é só pesquisar.  O livro online mais completo existente é o Zope Book, que você pode encontrar em www.plope.com.

Já o Plone é uma aplicação para gerenciamento de conteúdo desenvolvido em Zope.  Apesar desse rótulo, o pessoal está desenvolvendo qualquer tipo de aplicação usando o Plone.  Você pode encontrar bastante documentação sobre Plone no TcheZope, inclusive a tradução do Guia Definitivo do Plone, um ótimo livro.

Bem-vindo ao mundo PZP (Python, Zope e Plone), boa sorte nos seus estudos e sinta-se à vontade fazer seus questionamentos.

Zénrique.