Eu não queria dar minha opinião pois perguntar isso numa lista de Zope
é sacanagem... Todo mundo vai bombar o Structs (ou qualquer coisa
javanesa...), mas vou dar um relato do que aconteceu comigo.

Trabalhei por 1 ano e 6 meses na UFRN onde foi adotado J2EE + Struts +
Hibernate para um projeto de controle acadêmico e nesse 1 ano e 6
meses nada deu certo. Era um problema atrás do outro e pouca gente
qualificada o bastante para resolvê-los. Boa parte disso se deve ao
fato de os frameworks não ajudarem quando algo inesperado acontece: as
mensagens de erro são completamente inúteis e fica aquele "eu acho que
é isso, eu acho que é aquilo,...", ou seja, tudo se resolve no achismo
ou então percorrendo todos os xml's + .java pra ver onde pode estar o
danado do erro.

Pessoalmente acho que desenvolver desta forma é suicídio! Não sei como
alguém consegue ter sucesso com isso. Acho que o que faltou mesmo na
nossa equipe foi aquela pessoa que você diz: "cara, tá acontecendo
isso assim, assim, assado", e ele responde: "ah! você deve ter
esquecido de por uma declaração no xml tal.", daí você vai no xml tal
e percebe que esqueceu mesmo. :-P

Ou seja, não tínhamos na nossa equipe uma pessoa qualificada o
suficiente para desempacar as mulas.

Por outro lado, nunca desenvolvi nada profissional com zope / plone,
mas na pouca experiência que tive quando estava estudando a plataforma
as coisas pareciam mais simples. Ou seja, minha mula desenpancava
depois de meia horinha de google, ou mesmo vendo o traceback e dando
uma espiada nos arquivos que este apontava.

Acho que este é um diferencial importante num projeto. Pessoas não tão
experientes em Zope conseguem resolver problemas. Já um cara não tão
qualificado "do outro lado da força" pode enlouquecer tentando
desevendar seus mistérios.

Lá na UFRN existe uma outra equipe que é liderada por um cara bem
experiente na plataforma Java em geral, e o projeto deles está bem
adiantado e tem features bem interessantes. O diferencial é esta
pessoa qualificada dentro da equipe. Qualquer problema que aparece ele
resolve. Ele é daqueles que dormem 2 horas por dia porque quer saber
todos os detalhes de todas as tecnologias voltadas à plataforma
java... (brincadeira, hehehe, mas o cara estuda muito mesmo).

Minha dica é: aproveito o conhecimento prévio dos profissionais da sua
equipe, não os force a utilizar algo que eles não dominam apenas para
satisfazer um ou outro. Se você tem uma equipe qualificada para
trabalhar em java, go ahead! As chances de sucesso são altas. Caso
contrário, experimente outras tecnologias e procure saber deles com
quais eles mais se identificaram e o motivo disto. Motivos como "java
é uma mer**" não contam. Procure motivos reais como, "tive
dificuldades com struts pois é necessário manter vários arquivos xml
além de ter que criar código demais para coisas simples", ou "me
identifiquei com a linguagem python pois me permite ser mais produtivo
e me preocupar mais com o problema a resolver que com a linguagem
propriamente dita", ou mesmo "gostei de php porque gosto de ter todo o
código num só lugar, a mistura de html + código me parece algo bom".
Cada um tem seu estilo, preferências, etc. Tente levar isso em conta e
vejo qual tecnologia melhor se encaixa para sua equipe.

Cara**o, falei demais! Tenho que perder esse hábito!

--
JP