João esta informação não está totalmente correta (p/ não dizer
completamente rs).

MVC é um padrão de design criado p/ resolver o grande problema da
mistura de tipo de código. Mas veja, é diferente da implementação em
camadas pois o MVC não só separa os tipos de código como também propõe
torna-los independentes.

O MVC original foi criado p/ SmallTalk e utilizado em softwares desktop
comum. Depois com o buum da web foi criado o modelo2 pela Sun que é uma
variação do MVC original adaptado p/ web utilizando um padrão chamado
"front controller". (dentre outros)

Rommel, eu quis dizer MVC-MODEL2 sim. Apesar de que podia muito bem
falar dos 2 separadamente pois são coisas diferentes.

Ps: a proposta do Struts e de outros frameworks mvc-based é trabalhar em
cima do modelo2 porém não é pelo fato de utilizar um destes frameworks
que vc está fazendo uma aplicação MVC. Pelo contrário, é muito comum vc
encontrar aplicações encadeadas apenas separadas em camadas mesmo pq o
front controller faz uma ligação direta entre o modelo e a
fronteira(interface, view).

[]s
-Marcelo.