Diego,

O comum é separar mesmo: templates p/ gerar páginas e scripts p/ processar lógica.
Acho que você podia gastar (ou investir) um tempinho (nem é muito, acredito q vc vá entender fácil) p/ estudar o ZPT (Zope Page Templates) [1] [2].

[1] http://plope.com/Books/2_7Edition/ZPT.stx
[2] http://plope.com/Books/2_7Edition/AdvZPT.stx

[ ],

--