On 5/23/06, Rodrigo Dias Arruda Senra <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> [ "Gustavo Rahal" <[EMAIL PROTECTED]> ]:

Opa!

> Não conheço XOOPS, logo o que eu falar aqui não será a título de
> comparação ;o)

+1

> Existem produtos (extensões) que podem agregar esta funcionalidade
> em portais Plone, mas ela (forum) não é oferecida por default. Existe
> o conceito de comentários, que é forncedido por default, e pode ser
> habilitado para qualquer conteúdo gerenciado pelo Plone. A escolha
> entre o mecanismo de comentário e produtos que implementam Forum depende
> do caso de uso. Eu particularmente não usei nenhum produto de Forum,
> logo não saberia recomendar. Mas sei que existem, e provavelmente alguém
> aqui na lista vá lhe recomendar algum em específico, dentre as
> [...]

As mais conhecidas sao CMFBoard e PloneBoard, sendo o primeiro mais
robusto e o segundo bem mais simples. O CMFBoard que esta no
repositorio oficial parece que tem problemas, alguem da lista
mantinha/tinha uma versao ... nao sei bem, tem isso registrado no
historico recente da lista por mais de uma vez ;-)

Bom comeco, melhor seria se fosse Zope Book + DGP

Nao entendi essa dos termos técnicos :-)

> Permissões e grupos de usuários são recursos nativos do Zope/Plone,
> o produto de Forum (se bem feito) deve contemplar estes conceitos.

Simsim, além do que isso pode ser facilmente administrado (usuários e
grupos) e facilmente customizado (customizando o workflow).

Eu prefiro, mas depende da tua necessidade, em alguns casos convém
usar Plone e algumas features implementadas em Zope + DB Relacional

acima

Boa pergunta, alguém sabe?

> Dúvido que nesta lista alguém recomende phpBB, eu mesmo desconheço
> esta ferramenta.
>
> [1] http://www.contentmanagementsoftware.info/plone/forum

essa é uma ótima referencia :-)

[]'s!