Jônatas,

Para um iniciante você já começou fazendo uma pergunta razoavelmente complexa.  Na minha experiência utilizando Zope e banco de dados, utilizo as seguintes ferramentas:

- page templates, para apresentação;
- scripts python, para processamento das informações;
- zsql methods, para consultas ao banco de dados;

E, é claro, para conectar com o banco você também necessita de um conector.  Existem vários: MySQL, Postgre, Oracle, ODBC...

Se você utilizar Plone, ainda tem outras opções, como Form Controlers, etc.

Talvez possamos ajudar mais se você detalhar melhor suas necessidades e problemas.

Zénrique.