Bem, numa analogia com um BD, você poderia fazer assim:

1. crie um folder (que seria a tabela)
2. crie objetos dentro desse folder (seriam as linhas da tabela)
3. crie propriedades nesses objetos para armazenar as informações (cada propriedade seria uma coluna)
4. utilize o catalog para realizar buscas, com base no conteúdo das propriedades dos objetos.

Zénrique.