Aê Dorneles,
A questão da restrição de tamanho funcionou perfeito, melhor que eu
imaginava, valeu!
Na pesquisa tentei assim:

pc = context.portal_catalog
sr = pc.searchResults(portal_type = 'News Item')
for brain in sr:
  noticia = brain.getObject()
  img = noticia.getImage()
  tamanho = img.get_size()

mas retornou o seguinte erro: 'str' object has no attribute 'get_size'
Já tentei contornar o problema, mas não descobri como. Alguma idéia?

[]'s
Rogério