Opa Danilo,

> Gostaria de saber como modificar qualquer atributo de um objeto
> salvo no ZODB. Por ex., eu adicionei um News Item, mas gostaria de
> alterar o "Creation Date", "Effective Date" e "Last Modified Date".

instala o DocFinderTab[1] que tudo fica mais fácil!

Lá tu poderás ver o que o setCreationDate, setEffectiveDate e o
setModificationDate fazem... ;-)

> No painel do zope, tem o Dublin Core dele, mas por lá não consigo
> modificar o "Creation Date" e o "Last Modified Date". (Aliás, o que é
> Dublin Core exatamente?)

Uma iniciativa[2] para padronização de metadados (metadata).

> Eu sei que essa pergunta é muito newbie, comecei aprender zope/plone
> há pouco tempo. Se pudessem me mostrar material sobre o assunto
> ficaria bastante grato.

A dica é ler tudo o que puderes dos sites do TcheZope[3] e da seção
de documentação[4] oficial do Plone.

[1] http://plone.org/products/docfindertab
[2] http://dublincore.org
[3] http://tchezope.org