Opa Borga,

> Preciso muito de um produto que gere uma galeria de imagens para meu site.
> O problema é o seguinte: No Zope já existe uma ótima rotina para
> gerenciamento de imagens, mas, gostaria de poder visualizar e
> administrar as imagens de forma mais simples. Exemplo: Simplesmente
> jogar as imagens dentro do Zope e o mesmo fazer o tratamento necessário
> - criar thumbnails, redimensionar a imagem (se solicitado), mostrar os
> thumbs um ao lado do outro (3 colunas por 5 linhas), e quando clicar em
> cima do thumb, mostrar a foto com opções de "enviar por e-mail",
> [...]

olha... dá pra fazer 100% (ou algo bem próximo disso) apenas com os
recursos que vêm por padrão no Zope/Plone:

 - para mandar as imagens para o Zope, basta usar FTP/WebDAV

 - enviar por email e imprimir estão sempre em todas os páginas

 - thumbnails são gerados automaticamente em diversos tamanhos:
     'large'   : (768, 768)
     'preview' : (400, 400)
     'mini'    : (200, 200)
     'thumb'   : (128, 128)
     'tile'    :  (64, 64)
     'icon'    :  (32, 32)
     'listing' :  (16, 16)

 - tem até uma aba para rotacionar a imagem, caso ela estiver
   com a orientação incorreta

 - navegação para próxima e anterior pode ser feita de forma
   bastante simples (e já vai vir como padrão[1] no Plone 3.0)

 - a organização pode ser feita estruturalmente por pastas ou
   não estruturalmente por palavras-chave

E por aí vai... testa todos estes recursos e depois entra em
contato se ainda tiveres dúvidas.

[1] http://plone.org/products/plone/roadmap/144

HTH,

--