Opa Danilo!

Bom vc pode programar em Archetypes (AT)[1] e nao se preocupar com storage [nem com forms e templates de brinde :)], ele faz o storage pra voce ;)

Existem algumas implementacoes de integracao do AT com bancos relacionais porém nenhuma delas está madura ainda, embora eu conheça pouco delas [se eu estiver errado alguem me corrige;)]. Nossa comunidade, sendo mais especifico o Ruda e o Xiru, comecou uma implementacao dessa integracao na sprint da Pycon2006.

Se for teu caso voce também pode integrar o Zope com a grande maioria dos bancos relacionais.

[1]
http://pyconbrasil.com.br/downloads/apresentacoes/archetypes-o-bagulho-e-bom/
http://www.fabiorizzo.com/cursos-online/criando_um_produto_para_plone_usando_archetypes/view

[]'s