Olá,

a respeito da performance, eu não sei o que pode ser, não sem conhecer a
aplicação. De qq forma, dê uma olhada no produto cache fu e veja se
melhora alguma coisa. Quanto aos portlets que não aparecem, pode ser que
eles gerem algum erro e por isso o Plone não os mostra. Rode sua
zope-instance com debug-mode on (configure no zope.conf), inicie a
instância o runzope e veja o que aparece no terminal, os erros de
portlet são mostrados lá (pode até ser que apareçam em outro local,
porém eu sempre olho lá).

um abraço,
Bruno