Olá, Jean.

É ... Se o Argo não tivesse licença BSD, o Poseidon não poderia ser fechado ...

Em minhas tentativas d bicar o Poseidon - além desse bug, o bicho é pesado demaaaais! ... -, tentei fuçar o Umbrello, já que li em algum lugar que o xmi dele está melhor - e ele é beeem mais levinho! -. Mas não encontrei nele, por exemplo, o que seria equivalente às tagged values, já que, com esse nome não achei nada nele (não que eu tenha feito altas pesquisas - não tive tanto tempo). Além disso, não gostei da forma como ele representa as classes nos pacotes. Ele os liga com uma linha e não as mostra dentro do desenho do pacote. Com muitas classes lá "dentro" e mais as linhas de suas associações/composições/generalizações/agregações, vira uma cama-de-gato (usei como exemplo o produto que estou modelando e ficou horrível, muito confuso com todas aquelas linhas).

Infelizmente, o Umbrello não se mostra uma alternativa boa nesse momento. Se eu estiver errado, alguém por favor me corrija.

Refizemos no Argo todo o serviço que perdi e ele está se mostrando tão bom quanto o Poseidon. Uma única limitação que ouvi sobre ele em relação ao AGX é quanto ao Diagrama de Estados, que precisaria começar e terminar c/ a notação de início p/ o AGX entender. Mas logo logo geraremos esse produto, que é maior do que o comum, e, se quiserem, posso postar as experiências aqui, p/ ajudar na substituição do Poseidon.

Valeu, Jean, pela dica de como contornar o problema (que permanece em *todas* as versões do Poseidon - testamos hoje, com licença de avaliação ... bico nele! - ).

[ ],
--
JJ (|´:¬{)»
O Senhor, Jesus Cristo - Jo.11:25-26

2006/7/10, Jean Rodrigo Ferri <[EMAIL PROTECTED]>:
JJ (Arnaldo Janz Júnior) escreveu:
> Pessoal,

Olá JJ,

> [...]
> mesma classe, na mesma linha, se tornam widget:description, mesmo que
> antes fossem required, widget:label, ... ou qualquer outra coisa.
> Minha surpresa se dá porque imaginava que, se fosse algo tão freqüente,
> provavelmente o Jean, no treinamento de AGX no PyConBR, comentaria sobre
> esse bug, e como isso não ocorreu, me pareceu um poblema isolado e
> imaginei que ninguém mais o tivesse visto. Mas ei-lo aí, ainda na última
> versão do Poseidon Community Edition.
> Assim, pergunto aos que usam o Poseidon há um tempo se já tiveram (ou
> têm) esse problema e como o resolveram/contornaram.

Isso é um bug/feature antigo do Poseidon. Ele ocorre quando você
renomeia um tagged value cuja tag já exista em alguma outra parte do seu
modelo, e acaba por renomear essa(s) tag(s) também.

Para evitar isso o jeito é nunca renomear tags, apenas deletá-las e
reescrevê-las. Já os valores você pode alterar sem medo.

Bem, se o Poseidon fosse open source, isso já estaria resolvido, como
não é... :(

Para muitos casos o que o ArgoUML permite fazer já basta. Não sei hoje o
que ainda não é possível fazer com o Argo que seja possível com o
Poseidon (isso está no topo do meu todo list assim que eu acabar um
software que estou desenvolvendo), no plone.org tem uns dois ou três
artigos falando sobre isso.

No mini-sprint da PyConBrasil foram lançadas algumas fixas sobre outras
ferramentas para trabalhar com o ArchGenXML, por exemplo o Gaphor,
Umbrello e uma outra de ontologias que o Senra estava mexendo.

Acho que está na hora de resolvermos isso e dar um kick no Poseidon! ;-)

Abraço,

--
Jean Ferri

Responder a